logo
 
DATA | 09 DE FEVEREIRO DE 2017

VEREADOR MAYCON PINHEIRO DEFENDEU E COBROU EM REGIME DE URGÊNCIA A INSTALAÇÃO DO POÇO PROFUNDO DA LOCALIDADE DE CAJAZEIRAS.

O Vereador Maycon Pinheiro durante a Sessão da última terça-feira (07.02) voltou a usar de suas prerrogativas de representante do povo de Aratuba para requerer em regime de urgência a instalação do poço profundo da localidade de Cajazeiras.

A instalação do poço artesiano na referida localidade deverá beneficiar cerca de 90 famílias que estão sofrendo os efeitos da estiagem prolongada que vem assolando as pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social. Enfatizo ainda que garantir acesso à água potável através deste tipo de poço é a forma mais democrática de o município levar água até o cidadão que habita áreas ermas, e neste caso a construção de uma adutora, seria menos viável pelo fato do poço existir desde novembro de 2014.

O Vereador Maycon afirmou ser oportuno destacar que o poço após sua instalação dá a quem o recebe, o benefício de explorar os recursos hídricos disponibilizados pela natureza para saciar a demanda humana.

“Este parlamentar que subscreve compreende que a água limpa e de qualidade hoje é de suma importância tanto na cidade como na zona rural (neste caso a localidade de Cajazeiras), diante dessa certeza e preocupado com essa prioridade, enfatizo que não podemos comungar com o descaso de um poço artesiano tanto tempo sem ser devidamente aproveitado”, disse Maycon.

Na maioria das vezes as famílias se esforçam para conseguirem água para o consumo diário, entretanto apesar deste esforço a água obtida nem sempre é própria para o consumo humano. Além disso, as condições de transporte e de armazenagem dessa água afetam sua qualidade, oferecendo riscos à saúde da população. E essa limitação ao acesso à água acaba restringindo a sua disponibilidade para beber, preparar alimentos, usar na higiene pessoal e na limpeza de suas próprias casas. Fundamentado nestes quesitos, o parlamentar disse que o seu requerimento tem como finalidade promover qualidade de vida para todas as famílias da localidade de Cajazeiras.

Enfim, percebe-se que a dignidade humana só é alcançada quando se vislumbra a concretude de diversos direitos destinados ao homem, sem os quais a essência do ser humano se perderia em transtornos. A manutenção da vida é o principal objetivo das legislações criadas, seja no âmbito nacional seja municipal e para sua afirmação são necessários diversos elementos, os quais irão tornar o homem apto a gozar de todos seus outros direitos. Como afirmado anteriormente, portanto sem água apropriada para o consumo não há vida, ou seja, sem água potável, não há como sobreviver, isso a inclui como importante elemento para a dignidade humana.

O vereador disse ainda que para a vida é primordial a existência de água, que por meio de sua tutela efetiva como direito humano fundamental essencial à dignidade da pessoa humana, uma vez que a vida e a água são bens invioláveis e de interesse indisponível, inalienável, inderrogável e irrenunciável.

Assessoria de Imprensa da Câmara / 85 3329 1227

 

Deixe seu comentário

NOTÍCIAS RELACIONADAS

DATA | 28 DE DEZEMBRO DE 2017

Anualmente o Tribunal de Contas do Estado do Ceará analisa informações presentes nos portais de transparência dos 184 municípios do Estado e estabelece o Índice de Transparência Municipal – uma escala de notas baseada no nível de conformida [...]

DATA | 27 DE NOVEMBRO DE 2017

A Lei Complementar nº 101/2000 – Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) dispõe em capítulo específico sobre a TRANSPARÊNCIA, CONTROLE E FISCALIZAÇÃO, seguindo-se sua Primeira Seção sobre o tema Transparência da Gestão Fisca [...]

DATA | 29 DE MARçO DE 2017

Na sessão ordinária do dia 28 de março de 2017, o vereador Valtembergue Viana de Freitas (PRB), vice-presidente da mesa diretora, apresentou requerimento solicitando a construção de calcamento na localidade de Bananal e construção de uma passagem molh [...]

DATA | 29 DE MARçO DE 2017

Durante a sessão ordinária do último dia 27/04/17, o Vereador Antônio Maycon Pinheiro Varelo apresentou requerimento para a Sra. Maria Auxiliadora Lima Batista, Chefe do Executivo, solicitando em regime de urgência a pavimentação em pedra tosca da Rua H [...]

DATA | 16 DE MARçO DE 2017

A Câmara de Vereadores de Aratuba manifestou seu mais profundo pesar pelo falecimento da ARATUBENSE ANTÔNIA DE SOUZA CAVALCANTE RAQUEL, ocorrido no último de 23 de fevereiro do corrente ano. Tieta, como assim era carinhosamente conhecida, deixou para nós um exemplo de m&ati [...]

Câmara Municipal de Aratuba

INSTITUCIONAL

ANTÔNIO DE PÁDUA NOGUEIRA BARBOSA

CNPJ: 06.580.377/0001-43

Rua Coronel Augusto Cordeiro, 539 - Centro

CONTATOS

 Fone: (85) 3329-1227

 camara.aratuba@gmail.com

 De Segunda a Sexta das 07:30h às 17h

REDE SOCIAL

VÍDEO