VEREADOR MAYCON PINHEIRO DEFENDEU E COBROU EM REGIME DE URGÊNCIA A INSTALAÇÃO DO POÇO PROFUNDO DA LOCALIDADE DE CAJAZEIRAS.

img
#aratuba 09 DE FEVEREIRO DE 2017
O Vereador Maycon Pinheiro durante a Sessão da última terça-feira (07.02) voltou a usar de suas prerrogativas de representante do povo de Aratuba para requerer em regime de urgência a instalação do poço profundo da localidade de Cajazeiras.

A instalação do poço artesiano na referida localidade deverá beneficiar cerca de 90 famílias que estão sofrendo os efeitos da estiagem prolongada que vem assolando as pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social. Enfatizo ainda que garantir acesso à água potável através deste tipo de poço é a forma mais democrática de o município levar água até o cidadão que habita áreas ermas, e neste caso a construção de uma adutora, seria menos viável pelo fato do poço existir desde novembro de 2014.

O Vereador Maycon afirmou ser oportuno destacar que o poço após sua instalação dá a quem o recebe, o benefício de explorar os recursos hídricos disponibilizados pela natureza para saciar a demanda humana.

“Este parlamentar que subscreve compreende que a água limpa e de qualidade hoje é de suma importância tanto na cidade como na zona rural (neste caso a localidade de Cajazeiras), diante dessa certeza e preocupado com essa prioridade, enfatizo que não podemos comungar com o descaso de um poço artesiano tanto tempo sem ser devidamente aproveitado”, disse Maycon.

Na maioria das vezes as famílias se esforçam para conseguirem água para o consumo diário, entretanto apesar deste esforço a água obtida nem sempre é própria para o consumo humano. Além disso, as condições de transporte e de armazenagem dessa água afetam sua qualidade, oferecendo riscos à saúde da população. E essa limitação ao acesso à água acaba restringindo a sua disponibilidade para beber, preparar alimentos, usar na higiene pessoal e na limpeza de suas próprias casas. Fundamentado nestes quesitos, o parlamentar disse que o seu requerimento tem como finalidade promover qualidade de vida para todas as famílias da localidade de Cajazeiras.

Enfim, percebe-se que a dignidade humana só é alcançada quando se vislumbra a concretude de diversos direitos destinados ao homem, sem os quais a essência do ser humano se perderia em transtornos. A manutenção da vida é o principal objetivo das legislações criadas, seja no âmbito nacional seja municipal e para sua afirmação são necessários diversos elementos, os quais irão tornar o homem apto a gozar de todos seus outros direitos. Como afirmado anteriormente, portanto sem água apropriada para o consumo não há vida, ou seja, sem água potável, não há como sobreviver, isso a inclui como importante elemento para a dignidade humana.

O vereador disse ainda que para a vida é primordial a existência de água, que por meio de sua tutela efetiva como direito humano fundamental essencial à dignidade da pessoa humana, uma vez que a vida e a água são bens invioláveis e de interesse indisponível, inalienável, inderrogável e irrenunciável.

Assessoria de Imprensa da Câmara / 85 3329 1227

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito