VEREADORES E PREFEITA DE ARATUBA PARTICIPAM DE REUNIÃO SOBRE CONSÓRCIO PARA GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

VEREADORES E PREFEITA DE ARATUBA PARTICIPAM DE REUNIÃO SOBRE CONSÓRCIO PARA GESTÃO INTEGRADA DE RESÍDUOS SÓLIDOS

img
#Agricultura 12 DE ABRIL DE 2018
Na manhã da última quarta-feira (11), os vereadores Tota Barbosa, Chico Abel, Aloísio Senhor, Magno Wylamy juntamente com a prefeita Maia Auxiliadora (Tirica), a convite da Secretaria do Meio Ambiente do Ceará (SEMA), participaram no Cine Cocó em Fortaleza, da Reunião Preparatória com o objetivo de orientar melhor os municípios e dirimir dúvidas existentes quanto ao avanço no cumprimento da política de resíduos sólidos, especificamente a etapa da constituição do consórcio público, ou adequação do consórcio realmente existente a gestão regional integrada de resíduos, bem como, destinar os recursos recepcionados pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente.

Aratuba encontra-se no rol dos os municípios interessados e comprometidos com a questão dos resíduos sólidos. Este é um momento histórico que envolve os poderes legislativo e executivo na perspectiva de unir forças na busca de uma gestão atuante em relação ao meio ambiente, principalmente quando o assunto é política de resíduos sólidos.


Não basta assinar o compromisso de intenção. “Os municípios têm exigências, previstas no protocolo que sera assina pela gestão, a serem cumpridas. São 4 requisitos,”, informa o engenheiro sanitarista, Tarcísio Pinto, consultor para a área de resíduos sólidos e que assessora a SEMA, sobre a temática.

“Apresentar lei de criação de fundo específico de meio ambiente, para recebimento do recurso - todos os municípios do Maciço já têm; definir área para descartar os resíduos, ou seja, uma Central Municipal de Resíduos; constituição do Consórcio Público para Gestão Integrada de Resíduos Sólidos e apresentar o Plano Regionalizado de Coletas Seletivas”.

De acordo com a Coordenadoria de Desenvolvimento Sustentável (Codes), da SEMA, “os planos de resíduos sólidos são parte de um processo que objetiva provocar uma gradual mudança de atitudes e hábitos na sociedade brasileira cujo foco vai desde a geração até a destinação final ambientalmente adequada dos rejeitos”.


Segundo Tota Barbosa, o legislativo não medirá esforços para aprovar qualquer projeto de lei que verse sobre essa temática, pois todos vão ganhar com mais qualidade de vida após a concretização deste consórcio, principalmente as famílias que vivem em situação de risco e vulnerabilidade social. “A prefeita Tirica é bastante comprometida com o município e neste momento, está focando também na questão ambiental na perspectiva de melhorar nosso município e consequentemente a vida de nosso povo”, comentou o presidente do legislativo aratubense.
https://www.facebook.com/cmaratuba/

Galeria

Deixe o seu comentário

Qual o seu nível de satisfação com essa página?


Muito insatisfeito

Pouco insatisfeito

Neutro

Pouco satisfeito

Muito satisfeito